
Ao associarmos a execução aleatória de tons simples, em padrão rítmico constante, com círculos, também simplificados e de diâmetros variados, procuramos demonstrar, por vivência experimental de caráter subjetivo, um paralelismo entre centros de percepção diferentes nas dimensões tempo e espaço, representados pelos sistemas auditivo e visual. A correspondência vivida pelo espectador entre tons altos (agudos, períodos curtos) e círculos pequenos tem um efeito “de prender a atenção”, ou seja, é experimentado pelo indivíduo como apelo hipnótico. Para quem ouve os sons e assiste às imagens, generaliza-se uma sensação de coerência estética, na qual os tons aparecem amarrados aos círculos, numa correspondência entre forma e freqüência tonal. A partir disto, criamos uma experiência 'sinestésica', ou seja, o indivíduo passa a atribuir aos sons propriedades diferentes da sensação sonora ela própria, vivenciando-as como um ajuste lógico-intuitivo entre sons e formas visuais.
● Temporal geométrico, 2007 MARCOS MONTEIRO FRÓES
A complicadíssima loja óssea do sistema auditivo pode ser entendida por associações com figuras geométricas. Por design gráfico 3D propomos um ‘temporal geométrico’ a partir de placas metálicas de texturas/metais variados, combinando 2 cones, 1 cilindro e 1 pirâmide de 3 faces; associadas adequadamente, permitem a abstração das linhas gerais de construção tridimensional do osso temporal humano. Seus elementos internos relacionados à audição, como as cavidades meáticas e timpânica, seus labirintos ósseos, incluindo a cóclea, e seus ossículos são apresentados por arte conceitual, inseridos dentro das partes correspondentes do osso temporal 'inorgânico'. Esperamos, mediante o uso de recursos da arte conceitual, facilitar a depreensão, por parte do espectador, da localização geral dos segmentos anátomo-funcionais do sistema auditivo incrustados, de forma complexa, no invólucro ósseo do temporal.

Proposto como painel tridimensional, este elemento explora o conceito de variação anatômica apresentando pavilhões significativamente distintos no arranjo de eminências, sulcos e tecido cutâneo, e que dá à orelha externa os aspectos únicos, tão diversos quando comparadas entre diferentes indivíduos. A diversidade anatômica aqui explorada, traduzida em linguagem artística, permite-nos à experimentação estética do rico universo das formas humanas, desta vez ditado por impositivos biológicos. Do grande painel, os pavilhões parecem emergir como figuras tridimensionais, dispostas aleatoriamente, e apresentadas em diversos ângulos.
● Teaser para o Video Institucional FAPERJ - Ciência e Arte no Caminho do Som, 2008 MARCOS MONTEIRO FRÓES
Vitrine do Projeto "Ciência e Arte no Caminho do Som", este teaser em computação gráfica 2D e 3D foi incorporado aos 3 Vídeos Institucionais FAPERJ 2008. Reúne vários elementos anatômicos e artísticos de nosso acervo, culminando com um "passeio" por animação gráfica digital 3D à partir do poro ósseo do meato acústico externo do osso temporal, chegando à cavidade timpânica.
● Video Temporal - 2007 FERNANDO DE LA ROCQUE ‘Um mergulho poético no aparelho auditivo humano. Sabe aquele soninho que você tem a sensação de estar caindo? Mais ou menos isso...’ Produzido em 2007 na CASA56, este vídeo é um pequeno institucional, um teaser para a mostra "Anatomia das Paixões: A Criação do Som". Exibido no aniversário de 17 anos do CEP 20.000. Cromaqui do artista adentrando o osso temporal humano (peça seca), em analogia à caverna de Platão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário