quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Acervo Anátomo-Artístico





Hitch, 2008 ALAN VERISSIMO AZAMBUJA
Tecnoarte sobre hemicrânio humano esquerdo por Alan Verissimo Azambuja (2008). Nesta obra, o osso temporal e a porção superior da abóbada craniana foram removidos. Microfone de carvão anos 40, alto-falante e silhueta em compensado completam a obra, posicionada em pedestal de época. As três etapas básicas de processamento da audição, quais sejam a captação, a produção e a associação sensório-emocional do som, estão representadas metaforicamente pelos elementos de interferência tecno-artística. Ressalte-se a silhueta que reverencia o "Mestre do Suspense", conhecido por conferir uma fração substancial da carga dramática de suas obras cinematográficas pela música incidental. Fotografias por Rodrigo Méxas.


Quando somos pequenos tudo é grande, 2007 FERNANDO DE LA ROCQUE
Osso temporal direito humano, vista lateral; ao centro, póro ósseo do meato acústico externo e figura humanóide por recorte em papel. Um convite metafórico para o espectador percorrer o caminho biológico do som; grifa a necessidade que a ciência tem de aumentar as coisas para compreendê-las, ou que se faça pequeno o suficiente para mergulhar no objeto de pesquisa.


Brainstorm I, 2008 FERNANDO DE LA ROCQUE
Nesta obra, trabalha-se uma metáfora sobre o cérebro 'que ouve'. A regiões de processamento cortical do som como sensação e de suas múltiplas estações de elaboração semântica, motora, sensório-multimodal e emocional são representadas como pequenas caixinhas produzidas a partir de latas de refrigerante. As conexões entre estas estruturas, na forma de feixes associativos e comissurais, são representadas por uma delicada trama conectora em arame de latão.

Na leiga concepção do artista, as caixinhas representam as informações ouvidas e guardadas em compartimentos, misturando-se a outras idéias sonoras através de fios metálicos que seriam os condutores das informações. Essa tempestade de raios dentro da cabeça é a fonte das mais sublimes das artes: música e oratória. "Você já esteve na cidade da dama elétrica? O concreto mágico te aguarda, então não se atrase. Quero te mostrar, diferentes emoções... Quero te mostrar em sons e movimentos... Momento elétrico espera por você e por mim"... (Electric Ladyland, James Douglas Marshall).

A massa formada pela composição de caixinhas e fios metálicos deve moldar-se à forma e o tamanho em proporção ao crânio. Está em desenvolvimento a segunda versão da mesma obra: Brainstorm II, cujo aparato terá maior verossimilhança com a forma original anatômica das partes do cérebro que são estimuladas durante o processo de audição/ formação e percepção de idéia sonora, a contemplar o caminho elétrico do Som. Som elétrico.

Mestres Temporais, 2008 NIVALDO RODRIGUES CARNEIRO
Neste acervo, os substratos biológicos da criação do som são apresentados em sete lições, pelos 'Músicos-Mestres' da banda "Os Temporais", ambientados em teatro negro. Os músicos-mestres são rabiscos esculturais em arame luminescente, e compõem uma banda com sete integrantes: O Menino do Triângulo, A Violonista, O Guitarrista, O Baixista, O Baterista, O Guitarrista e O Tecladista. Acopladas às esculturas, encontram-se peças de nosso acervo anatômico dotadas de interferências artísticas, inspirando as sete lições cedidas por estes Mestres. Trabalhamos sobre a idéia de simplificar o entendimento das complexas lojas anatômicas que abrigam as partes do sistema periférico da audição, ou seja, o órgão auditivo por dentro, e o descortíneo do sistema de condução e leitura neural do estímulo sonoro, ou seja, dos feixes nervosos e das áreas de córtex cerebral que se encarregam da criação da sensação sonora, significando seus códigos simbólicos (palavras e contextos de execução sonora) e lhes carregando de emoção, ganchos de memória e atributos de musicalidade.

Ouvinte de Parede, 2008 NIVALDO RODRIGUES CARNEIRO
Rabisco escultural em arame, representando esboço da figura humana. Acoplados à peça escultural dois ossos temporais humanos, direito e esquerdo, em preparação seca e situação anatômica. A obra permite a visualização simultânea das duas faces do osso temporal, a exocraniana e a endocraniana, com a vantagem de referenciar planos e eixos dado que inseridas na figura humana. Por outro lado, a obra remete ao impulso de conhecer o som através dos anteparos biológicos, metaforizado como o ato de escutar através da parede.

Olvidos da Arte, 2008 RODRIGO BUARQUE
Pavilhões auditivos representados por pintura a óleo. Como a arte enxerga esta parte do corpo humano em diferentes escolas, em diferentes tempos? Geralmente objetos menores no contexto das criações dos Grandes Mestres aqui representados (Van Gogh, Matisse, Reynold, Michelangelo, Renoir, Picasso, Toulouse-Lautrec, Kokotcha,Tintoretto, Ceurrat, Turner, entre outros) assumem o primeiro plano nesta obra. Por esta razão, livre da tensão na arte, a anatomia da orelha passa a seu puro objeto de expressão.

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