sábado, 10 de janeiro de 2009

Apresentação

Constitui-se num marco conceitual do projeto " Ciência e Arte no Caminho do Som" a proposta de um caminho de volta ao homem do todo-saber. Os sistemas sensoriais humanos, no momento representados pela audição, são aqui reconhecidos como os portais biológicos das nossas paixões. Trazemos para o concreto nossas figuras de consciência, na produção de objetos de estado físico que denominamos preliminarmente aqui metaobjetos de todo-saber. Crescem sobre preciosas peças anatômicas humanas, utilizando-se do acervo intelectual e material das ciências da forma funcional humana, e recebem interferências artísticas argumentadas. No exercício de aulas teóricas, palestras, práticas de laboratório, ateliê e mostras expositivas, os sistemas sensoriais humanos são explorados em mergulhos transdisciplinares, estendendo-se do atrelamento forma-função biológica até o surgimento do homem filosófico, numa demonstração sutil e gradual de nossa unidade de consciência. O estudante, ou espectador, é estimulado a uma percepção especular do corpo através de seus próprios sistemas sensoriais que, de instrumentos, tornam-se objetos. Este projeto acadêmico constitui-se, portanto, numa iniciativa desafiante no sentido de combinar, de forma equilibrada, não hierarquizada, ciências, artes e filosofia.
Fotografia: Ludmilla Silva Mello dos Passos; Preparação ósse: Carolina Gomes da Costa (2008)
Cabeçalho da página, plano de fundo: Desenho anatômico do arcabouço periférico da audição humana, disposto como prancha dobrada entre páginas seqüenciais do tratado original Traité de l'organe de l'ouïe, de autoria de Joseph- Guichard DuVerney (1683), médico da família real francesa e considerado o pai da otologia.

Um comentário:

  1. Ola, Maira, foi um prazer conhecer seu trabalho no "Historia das Doenças"! Muito importante e estimulante saber que existem pessoas que buscam a reconciliação entre arte e ciência!
    beijos,
    Renata - UFSC (rpalandri@hotmail.com)

    ResponderExcluir